Residencial Divina Providncia

Residencial Divina Providncia

Notícias

Atividade física: uma melhoria na qualidade de vida dos idosos

O O vários significados de qualidade de vida podem ser diferenciados tendo em conta faixas etárias especificas envolvendo uma comunidade ou sociedade. Para adultos e jovens a prática de atividade física é recomendada para prevenir doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, etc. Além de aumentar a expectativa de vida. Já para um idoso acima dos 65 anos, espera-se combater a debilidade e a vulnerabilidade causadas pela inatividade, retardar os efeitos do envelhecimento, controlar os sintomas decorrentes de agravos de doenças crônicas, aumentar a mobilidade e funcionalidade dos sistemas corporais.

Considera-se também como pré-requisito, ou componente fundamental, o que podemos citar como uma vida com qualidade – as necessidades humanas básicas: o alimento, a moradia, a educação e o trabalho. Afinal, a sobrevivência terá sempre prioridade sobre as questões do bem estar.

A saúde emocional dos idosos é beneficiada pela prática de atividades físicas regulares, retornando a auto-estima relacionada a melhor imagem corporal, vivendo uma vida mais saudável.

A atividade física deve ser dirigida para a melhora da capacidade física do individuo eventualmente em uma diminuição dos efeitos resultantes do processo de envelhecimento, assim conseguindo melhorar o contato social, procurando reduzir os problemas psicológicos, como a ansiedade e a depressão, característica desta população.

O envelhecimento trás também perdas significativas como: surgimento de doenças, a viuvez, ausência de papéis sociais valorizados, dificuldade financeira, etc. Mesmo considerando que envelhecer e adoecer não sejam sinônimos, não podemos ignorar que determinadas doenças sejam mais freqüentes em idosos.

Podemos citar vários benefícios para os indivíduos na prática de atividade física tais como:
- diminuição das taxas do LDL, colesterol que tende a se depositar nas artérias estimulando a produção HDL colesterol;
- auxiliar na estabilização ou diminuição da pressão arterial, auxiliando nos tratamentos da hipertensão;
- aumento do débito sistólico do coração;
- redução da gordura corporal;
- fortalecimento dos ossos;
- combate à insônia e ao estresse;
- elevação da auto-estima;

Cada vez mais a atividade física é uma das formas indicadas para obter uma longevidade com qualidade de vida. Hoje em dia a sociedade criou uma conscientização na importância e dos benefícios dos exercícios para todas as faixas etárias. 

Portanto, quando bem supervisionada, a atividade física representa uma excelente opção para manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

Sendo assim, concluímos que a prática de atividade física é  uma forma pela qual podemos alcançar uma melhora significante na qualidade de vida, com resultados rápidos e satisfatórios para todas as faixas etárias.

Professor Rafael Tilli
CREF 056498-G /SP

Rua Maria Regina Giunco, 200
Caixa Postal 125
Cep: 13280-000
Bairro Bosque - Vinhedo – SP
Fone: (0xx19) 3876-6359
(0xx19) 3876-3517
E-mail:crdp@redebeneditina.org.br

COMO CHEGAR?

ESTATUTO
DO IDOSO

Lei Nº 10.741